• Lattualita

    CORONAVíRUS

    EDUCAçãO

    UCS formará 45 novos médicos na noite de hoje (24)

    Estudantes de Medicina da Universidade de Caxias do Sul terão colação de grau antecipada, permitindo que se unam aos esforços de combate à pandemia do Covid-19

    4 meses atrás

    Colação de grau acontecerá na modalidade gabinete, respeitando distanciamento social (foto: Cláudia Velho)

A formatura do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) nesta sexta-feira, 24 de abril, oficializa o ingresso de 45 médicos à profissão. Com o diploma em mãos, os novos profissionais terão a possibilidade de se unir às forças da área da saúde no combate à Covid-19. A colação de grau dos estudantes, que já concluíram a carga horária necessária para a formação, estava prevista para o mês de julho, mas foi antecipada. A solenidade ocorrerá na modalidade de gabinete, em pequenos grupos, permitindo o distanciamento e todas as medidas de proteção e segurança indicadas pelos órgãos de saúde. Para que os familiares possam acompanhar o momento na segurança de seus lares, haverá transmissão virtual síncrona através de link exclusivo em plataforma digital da universidade.

A decisão de antecipar a solenidade de colação foi tomada em conjunto com os estudantes. De acordo com a coordenadora da graduação em Medicina da UCS, professora Ana Paula Agostini, foi considerada a conclusão da carga horária obrigatória do curso e também a necessidade de profissionais de saúde no combate ao coronavírus. “Norteados pelas evidências científicas e pelo juramento que farão, certamente exercerão a profissão na sua plenitude, orientando, tratando e acolhendo os pacientes e as famílias que necessitarem”, afirma a professora, destacando a importância da atuação dos novos médicos no atendimento à população neste momento.

A professora acrescenta que o curso de Medicina da UCS tem como objetivo a formação integral dos acadêmicos, transmitindo conhecimento técnico e científico, com valorização da ética e da responsabilidade social. Também, oferece suporte para o desenvolvimento pessoal, fortalecendo as relações humanas e o compromisso com a cidadania.