• Lattualita

    EDUCAçãO

    Concurso Calendário Ecológico 2021 motiva estudantes a pensar um mundo melhor e cuidados na pandemia

    Mesmo com aulas suspensas, concurso foi apresentado pela Secretaria de Educação de São Marcos às escolas para que alunos desenvolvam desenhos para compor o calendário ecológico de 2021. Temática neste ano é ‘Tudo vai dar certo!’

    2 meses atrás

    14 desenhos irão ilustrar Calendário Ecológico de 2021 (foto: divulgação prefeitura de São Marcos)

No Dia Mundial do Meio Ambiente, último dia 5 de junho, a prefeitura de São Marcos lançou o concurso Calendário Ecológico 2021. A ação acontece anualmente e convida alunos do Ensino Fundamental a produzirem desenhos para ilustrar o calendário do próximo ano. Mesmo com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia do coronavírus, as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e o Condema optaram por manter a campanha e incentivar os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino a refletir sobre o cenário atual por meio de desenhos e frases.

O objetivo é promover conscientização sobre a preservação do meio ambiente a partir da interação entre a arte e cultura. A temática para o calendário de 2021 será “Tudo vai dar certo!”, estimulando os alunos a pensarem sobre o momento de pandemia que o mundo está enfrentando. “Pensamos em propor essa atividade de acordo com o problema que estamos vivendo, para eles fazerem os desenhos sobre o meio ambiente, que é o ambiente que a gente vive. Eles vão expressar nesse trabalho deles pensamentos e ações que a população possa ter para melhorar o mundo onde a gente vive, cuidados que a gente pode ter em relação à pandemia”, assinala a secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian,

Secretaria de Educação irá selecionar 14 trabalhos

O concurso é destinado para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Apae. As instruções foram repassadas de forma online e os participantes deverão entregar suas produções às escolas, que farão uma pré-seleção antes de serem encaminhados à Secretaria de Educação. O prazo de entrega é até 28 de agosto, sendo que a divulgação do resultado deve acontecer durante o mês de setembro. Serão escolhidos 14 trabalhos levando em consideração critérios como: criatividade, originalidade, coerência temática e capricho.

Os alunos autores dos 14 desenhos vencedores receberão como prêmio cinco calendários impressos, certificado de participação e divulgação dos desenhos e frases no calendário. Existem três categorias de participação:  categoria 1 (alunos de 2º ano a 5º ano do Ensino Fundamental I), categoria 2 (alunos de 6º ano a 9º ano do Ensino Fundamental II e EJA) e categoria 3  (alunos da Escola Raio de Sol – APAE de São Marcos).