• Lattualita

    GERAL

    Princípio de incêndio no Progresso: Conselho Tutelar verifica situação de crianças que estavam sozinhas em moradia

    Crianças de 3 e 4 anos serão encaminhadas para creches de São Marcos a partir de fevereiro. Pais foram orientados a deixar os filhos na companhia de adultos durante período de férias escolares

    3 semanas atrás

    (Imagem apenas ilustrativa)

Na manhã desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, o Corpo de Bombeiros de São Marcos atendeu um princípio de incêndio em uma casa no bairro Progresso. Conforme informações do registro da ocorrência, o fogo iniciou próximo a um fogão à lenha e foi controlado por um vizinho com a utilização de uma mangueira. No local estavam três crianças sozinhas, um menino de 3 anos de idade e duas meninas de 4 e 10 anos. Os pais dos menores estavam trabalhando na lavoura.

O L’Attualità entrou em contato com o Conselho Tutelar de São Marcos, que foi acionado pelo Corpo de Bombeiros durante o atendimento ao princípio de incêndio. “Quando chegamos lá, já estava tudo resolvido Vieram o pai e as duas crianças menores ao Conselho e as meninas maiores ficaram com o avô e a tia. O casal tem mais uma filha, de 9 anos, mas ela já estava na casa da tia na hora do princípio do incêndio. Essas crianças era para estarem ontem com a tia e os avós, foi isso que o pai nos passou. E nós realmente levamos as crianças aos cuidados desses familiares”, informa a conselheira tutelar.

Pais foram orientados a deixar os filhos na companhia de adultos durante período de férias escolares

Conforme destaca, a família foi orientada a não deixar mais as crianças sozinhas e sim na companhia de um adulto responsável. “Também será encaminhado à rede municipal de ensino, para acompanhar mais essa família e ver vagas nas escolas em turno contrário, assim que abrirem as escolas. As meninas maiores já estão estudando em escolas do município, uma na Escola Antônio Pessini, em turno integral, e a outra na Ruy Henrique Nicoletti, mas agora é período de férias e por isso estão em casa. A menina de 4 anos vai para a creche Ternura e o menino para a creche Amor Perfeito, onde já era atendido desde bebê”, detalha a conselheira tutelar. Conforme acrescenta, as crianças estão em situação normal de saúde.

Secretaria Municipal de Educação oferece 132 vagas nas creches municipais em 2020

Procurada pela reportagem, a secretária municipal de Educação de São Marcos, Tatiane Borghetti Zulian, informa que neste ano cerca de 132 vagas deverão ser preenchidas na Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Marcos. “Fizemos no mês de outubro de 2019 um recadastramento das pessoas inscritas, atualizamos as listas de espera, porque algumas pessoas não moravam mais aqui e outras não tinham mais interesse. Então recadastramos todos e desde essa primeira semana de janeiro já começamos a chamar os inscritos. Para o Berçário 1, que são os bebês bem pequenos, de 6 meses a 2 anos, nós temos 65 vagas; e para o Berçário 2, que são crianças de 2 a 3 anos, temos 51 vagas distribuídas nas 4 escolas municipais de Educação Infantil. No Maternal 1, entre 3 e 4 anos, são 16 vagas. Essas são as vagas que a gente tem e, de acordo com a lista, vamos chamando. A maioria até o momento está aceitando as vagas. Será um total de 132 vagas preenchidas”, detalha Tatiane Zulian, salientando que também há 71 vagas compradas pelo município na escola particular Pintando o 7.

Creche Criança Feliz deverá contar com mais duas salas durante o ano, abrindo 30 novas vagas para Berçários 1 e 2: ‘No Maternal a lista de espera foi zerada’

Conforme reforça, a Secretaria de Educação pôde oferecer mais vagas em 2020 para Educação Infantil de 6 meses a 4 anos devido à readequação nas escolas. “Damos uma mexida nas turmas, nas faixas etárias, e tentamos ver onde a gente pode remanejar crianças”, comenta Tatiane. Segundo a secretária municipal de Educação, o número de crianças que permanecerá na lista de espera para Berçários 1 e 2 será conhecido somente após o término do período de chamada de inscritos em fevereiro. Já no Maternal (crianças maiores de 3 anos) a lista foi zerada. Na creche Pingo de Gente (crianças de 0 a 3 anos), a Secretaria atende 60 crianças. Na Criança Feliz (0 a 3 anos), também há 60 crianças atendidas, e Tatiane antecipa que serão abertas duas novas salas na instituição. “Temos uma previsão de construir 2 salas na Escola Criança Feliz, aí vamos abrir umas 30 vagas para os Berçários 1 e 2 assim que ficarem prontas durante o ano”, revela Tatiane Zulian.

Conforme acrescenta, na creche Ternura (4 a 5 anos), foram atendidas em torno de 200 crianças até o final de 2019. “Acho que vai se manter nesse número em 2020”, observa. Já na creche Amor Perfeito (0 a 3 anos), são 130 crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Educação. As creches retornam do período de férias no início do mês de fevereiro.