• Lattualita

    GERAL

    OBRAS

    Prefeitura entrega 2,3 km de asfalto à Linha Santo Henrique

    Pavimentação asfáltica iniciada em junho de 2019 foi concluída neste mês de maio e entregue no último dia 15. Trecho liga o bairro Santo Antônio à capela da Linha Santo Henrique

    2 semanas atrás

    Asfalto até a Capela de Santo Henrique tem acostamento e sinalização completa

A obra tão aguardada pelos moradores da comunidade de Santo Henrique foi oficialmente entregue no último dia 15 de maio. A pavimentação asfáltica em trecho da estrada principal foi iniciada no dia 12 de junho de 2019 e a última etapa foi concluída no início deste mês. A cerimônia de entrega da pavimentação para a comunidade aconteceu apenas com a presença do prefeito Evandro Kuwer, secretário do Interior Andrigo Biasotto e alguns representantes da comunidade, não havendo evento de inauguração para evitar aglomerações no local.

Prefeito Evandro Kuwer acompanhado do morador Cristiano Rizzon e secretário do Interior Andrigo Biasotto, na iauguração da estrada dia 15
Prefeito Evandro Kuwer acompanhado do morador Cristiano Rizzon e secretário do Interior Andrigo Biasotto, na inauguração do asfaltamento da estrada dia 15

O asfaltamento corresponde a trecho de 2,3 km na estrada principal da Linha Santo Henrique, ligando o bairro Santo Antônio à capela, e também cerca de 200 metros em trecho na Linha Polidoros. A empresa responsável pela realização do asfalto foi a B&B Pavimentação e Terraplenagem. Além da aplicação da camada asfáltica, também foi realizada a drenagem pluvial do trecho, a fim de evitar problemas futuros com o escoamento da água no local.

O prefeito Evandro Kuwer explica que a última etapa foi a sinalização horizontal e vertical do trecho, que precisou

Colocação da camada asfáltica iniciou no mês de setembro de 2019 (foto: divulgação prefeitura de São Marcos)
Colocação da camada asfáltica iniciou no mês de setembro de 2019 (foto: divulgação prefeitura de São Marcos)

aguardar para ser feita para que a camada asfáltica não fosse danificada. “Ficou tudo dentro dos prazos estipulados, o que ficou mais para o final foram os acostamentos de terra. Porque, para ter uma obra com segurança, para esse trabalho, é preciso deixar o asfalto pronto certo tempo antes para fazer a cura. Não é feito o acostamento de forma imediata”, explica o prefeito. A estrada conta, agora, com acostamento de 1,5 metro de cada lado, sinalização, indicação de limite de velocidade e iluminação.

‘Além de servir à comunidade, essa estrada serve à região’

A obra de asfaltamento da estrada na Linha Santo Henrique foi realizada com recurso próprio do município. O prefeito informou ao L’Attualità que o custo total foi de R$ 1.449.000,00. No anúncio de início das obras, a prefeitura divulgou que a previsão de gastos seria de R$ 1.207.928,29. Evandro Kuwer ressalta que a pavimentação asfáltica era uma obra bastante aguardada pela comunidade de Santo Henrique. “Eles estavam esperando essa obra há mais de 20 anos, era promessa que ia ser asfaltado e muitos não acreditavam mais que isso pudesse acontecer. É uma alegria para nós da administração e da comunidade que está recebendo o asfalto”, avalia o prefeito.

Ele destaca a importância da estrada da Linha Santo Henrique, denominada Estrada 500, para São Marcos e região. “Temos algumas estradas do município que servem de deslocamento para outros municípios. A estrada de Santo Henrique é uma delas, faz ligação com a RS 122 que liga a outros municípios. Muitas pessoas, comerciantes, transportadores usam. Além de servir à comunidade, essa estrada serve à região”, pontua o prefeito Evandro Kuwer.

‘Quando o interior vai bem, a cidade vai bem’

Em vídeo produzido pela prefeitura para divulgar a entrega do asfaltamento, Cristiano Rizzon, representante da comunidade de Santo Henrique, destacou seu agradecimento e lembrou a grande espera pela obra. “Ver essa obra realizada é um motivo de muita alegria para nós. É uma obra esperada há muitos e muitos anos, me lembro que desde muito pequeno via meu pai, meu avô e vizinhos reivindicando junto ao setor público para que fosse asfaltada essa estrada”, declarou, avaliando aos benefícios da nova estrada. “É para o desenvolvimento do interior e da cidade, porque quando o interior vai bem, a cidade vai bem. Todo mundo tem muito a ganhar com isso”, assinala o morador.