• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Na primeira semana de julho, Hospital São João Bosco registra nenhum caso positivo de covid-19 e apenas um paciente internado com a doença

    Em São Marcos, primeira semana de julho, de clima frio e chuvoso, registra menor procura por testes rápidos no Hospital SJB, totalizando 43 aplicados durante a semana mais 13 no Frigorífico Boi na Brasa

    1 mês atrás

    Hospital São João Bosco inicia primeira semana de julho com 56 testes rápidos realizados e apenas 1 paciente internado com covid-19

Na noite deste domingo (5), São Marcos chegou a 59 casos de coronavírus confirmados no município. Trata-se de um homem de 43 anos de idade, que foi atendido na Unidade de Síndrome Gripal da Secretaria Municipal de Saúde durante a semana, onde coletou PCR para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado positivo do exame foi informado neste domingo (5) pelo laboratório. O caso, conforme a Secretaria de Saúde, é importado e o paciente já estava em isolamento domiciliar. Já no Hospital São João Bosco, julho, tradicional mês de pico nas internações do Hospital São João Bosco, iniciou dentro da normalidade em relação à pandemia, sendo que, neste dia 5 de julho, apenas uma paciente com covid-19, de 54 anos, permanece internada. A são-marquense, conforme informações do Hospital, segue se recuperando, evoluindo bem ao tratamento.

Clima frio e chuvoso da primeira semana de julho reflete em menor procura por testes rápidos no Hospital

O total de testes rápidos de detecção do novo vírus no Hospital São João Bosco durante a primeira semana e final de semana de julho totalizou 43, todos com resultado negativo. Da segunda-feira, 29 de junho, à sexta-feira, 3 de julho, foram realizados 23 testes, sendo 13 dentro da campanha de testagem em massa para os caminhoneiros (9 fazendo o 1º teste e 4 o 2º) mais 7 sendo pessoas da comunidade. Além destes, foram testados mais 3 funcionários do lar dos idosos Casa de Repouso Convivência, finalizando ação realizada pelo Hospital São João Bosco de testagem dos moradores e profissionais do local, no dia 23 de junho.

Já neste final de semana, sábado e domingo, 4 e 5 de julho, houve queda na procura por testes rápidos por parte dos caminhoneiros. Foram testados 17 profissionais do transporte ( 13 fazendo o 1º teste, 3 o 2º, e 1 o 3º) mais 3 pessoas da comunidade, totalizando 20 testes rápidos de coronavírus aplicados. No último final de semana o número de caminhoneiros testados havia sido 28.

‘Clima acabou fazendo com que as pessoas ficassem em casa’

 Aos  23 testes realizados durante a semana mais os 20 feitos durante este final de semana, o Hospital São João Bosco soma, ainda, mais os 13 testes rápidos realizados na ação preventiva realizada durante a quarta-feira (1), no Frigorítico Boi na Brasa, onde foram testados proprietários e funcionários, todos também com resultado negativo para covid-19.

“Foi um final de semana bem tranquilo. Profissionais que trabalham no Pronto Atendimento do Hospital avaliam que realmente o movimento foi menor, com menos procura pelos testes rápidos. Acreditamos também que seja efeito do clima frio e chuvoso que acabou fazendo com que as pessoas ficassem em casa, mas no Hospital São João Bosco a primeira semana que julho foi bem tranquila e todas as pessoas que fizeram testes tiveram resultado negativo para coronavírus”, observa a farmacêutica Daniela Trevisan, integrante da comissão formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia na instituição.

‘Teve aumento na procura por atendimentos gripais, de gripes comuns’

 A gestora do Hospital SJB, Aline Brochetto, confirma o cenário tranquilo da semana. “Os atendimentos em relação ao coronavírus aconteceram em horários diferentes, nenhuma pessoa teve que ficar esperando, tudo fluiu tranquilamente”, ressaltou Aline.

Segundo ela, houve, contudo, aumento no atendimento de pessoas com sintomas de gripes comuns. “Teve aumento na procura por atendimentos gripais, de gripes comuns, realmente teve um aumento nesse tipo de atendimento no Hospital nesse final de semana”, revela.

‘Com todo mundo se cuidando, a gente pretende iniciar a segunda semana de julho da mesma forma’

 Para a segunda semana de julho, conforme Daniela Trevisan, a expectativa é de que o frio e a chuva continuem reduzindo o contato social, refletindo em menor avanço da pandemia em São Marcos. “Nossa expectativa agora para o próximo final de semana, cuja previsão é de frio e chuva, é de que tenha um aumento nos atendimentos, mas, com todo mundo se cuidando, a gente pretende iniciar a segunda semana de julho da mesma forma que a primeira, que foi tranquila em relação ao coronavírus”, projeta Daniela.

Campanha chega a 775 testes doados por empresas: ‘A média de testes realizados pelo Hospital é de cerca de 50 por semana’

Com relação à campanha de captação de recursos junto às empresas para compra de testes rápidos de detecção de coronavírus, a jornalista Roseméri Drago, integrante da comissão do HSJB responsável pelas ações da instituição na pandemia, informa que o total conseguido até esta sexta-feira (3) alcançou o número de 775 testes. “Aguardamos a resposta de mais algumas empresas para a próxima semana e os pedidos continuam. Pois, mesmo na primeira semana de julho, quando houve menor procura, o consumo de testes no Hospital chegou a 43 mais os 13 aplicados no Frigorífico Boi na Brasa. Ou seja, estamos trabalhando com uma média de consumo de cerca de 50 testes rápidos por semana no Hospital”, revela Rose. A meta, segundo ela, é alcançar o número de testes rápidos necessários para cobrir até a última semana de dezembro.