• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Hospital São João Bosco testa bombeiros de São Marcos para covid-19

    Ação de testagem do Hospital incluiu nesta semana o Corpo de Bombeiros de São Marcos, onde foram aplicados testes rápidos em 11 profissionais. Todos apresentaram resultado negativo

    1 mês atrás

    Testes rápidos foram aplicados gratuitamente pelo Hospital São João Bosco em 11 bombeiros (foto: Jornal L'Attualità)

Os profissionais de segurança e salvamento estão entre os grupos que podem estar mais expostos à covid-19, pois prestam um serviço essencial para a sociedade. Pensando nisso, o Hospital Beneficente São João Bosco incluiu o Corpo de Bombeiros de São Marcos na sua ação de testagem para o coronavírus, buscando verificar a saúde também destes profissionais. Os testes rápidos foram aplicados em cinco bombeiros nesta quarta-feira, dia 8 de julho, e em mais seis na manhã desta sexta-feira (10). Todos os testes apresentaram resultado negativo para a doença.

O batalhão conta com equipe de 13 pessoas no total, uma delas já havia sido testada e outra fará o teste diretamente no Hospital São João Bosco. O 2º sargento do Corpo de Bombeiros de São Marcos, Paulo Alexandre Hoff, ressalta a importância da ação e do monitoramento dos profissionais de salvamento também como forma de atenção ao público atendido pela equipe. “Como somos um órgão de segurança e saúde ao mesmo tempo, acho fundamental nós estarmos negativados na questão do coronavírus para fazer o atendimento. Essa campanha é muito importante até para sabermos como está a nossa saúde e para que ninguém seja atendido por alguém que está contaminado”, assinala Hoff.

Ação de testagem do Hospital São João Bosco no Corpo de Bombeiros de São Marcos, nesta sexta (10)

O sargento destaca que no batalhão estão sendo adotadas todas as medidas de segurança e higiene exigidas, e durante os atendimentos o cuidado é ainda mais intenso. “Além dos cuidados normais que todo cidadão deve ter, temos alguns a mais no atendimento de ocorrências, porque, às vezes, a pessoa não sabe que é portadora do vírus e, quando fazemos algum atendimento de mal súbito ou acidente, acabamos entrando em contato, ou uma pessoa pode ser atendida por alguém que está contaminado. Então, na ocorrência, temos cuidado com EPIs, luvas, máscara, óculos, protetor facial”, cita o sargento Hoff.

Hospital tem dois pacientes internados com covid-19 nesta sexta-feira (10)

De acordo com Aline Brochetto, farmacêutica e gestora do Hospital São João Bosco para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia na instituição, atualmente dois pacientes estão internados com covid-19 no Hospital. Eles apresentam sinais positivos de recuperação e a situação é estável. Aline reforça que a entidade deverá seguir com ações de prevenção e diagnóstico precoce do coronavírus, principalmente durante o inverno. A ação de testagem rápida promovida pelo HSJB já incluiu a Casa de Repouso Convivência e Frigorífico Boi na Brasa, além da ação de monitoramento de caminhoneiros e viajantes.