• Lattualita

    EMPRESAS

    Focinhos e Carinhos traz novo conceito em pet shop para São Marcos: ‘tratamos o pet como membro da família’

    Focinhos e Carinhos Clínica Veterinária e Pet Center foi inaugurada em São Marcos no último dia 12 de julho. Atendimento diferenciado, produtos, acessórios e serviços exclusivos são destaque

    10 meses atrás

    Médica veterinária e administradora da Focinhos e Carinhos, Francine Fabbris (C), e funcionárias do pet shop

Eles estão nas casas, nos apartamentos, nos carros com a família, nos parques e pelas ruas. Atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que já não tenha pensado em ter um animal de estimação. Entre as muitas que pensaram, a maioria adotou ou adquiriu um melhor amigo, sendo cães e gatos líderes da lista de bichos de estimação. Porém, ter um animal exige cuidados: ração, banho, tosa e atendimento clínico. Desde o último mês de julho, os donos de pets têm uma nova opção de espaço para levar os seus bichos em São Marcos: a Focinhos e Carinhos Clínica Veterinária e Pet Center. Localizado na Rua 15 de novembro, número 355, Centro, o pet shop é administrado pela médica veterinária Francine Rasador Fabbris, e conta com mais dois sócios, Valdomiro Castilhos e Estevão Pedrotti, proprietários da loja de produtos agrícolas Agro CP, que funcionava no local anteriormente. “Eles tinham uma loja agrícola, que agora se mudou para o endereço da antiga Agro Marcos, e eu estava recém-formada em Medicina Veterinária pela UCS. Eu tinha um certo medo na questão de abrir uma clínica, sempre fiz atendimento a domicílio, trabalhei algum tempo num pet, mas tinha medo de abrir algo meu. E aí eles me chamaram um dia para conversar e resolvemos abrir a sociedade. Foi uma ligação diferente o que aconteceu, foi na hora e no lugar certo. Me chamaram e deu certo”, revela Francine Fabbris, que conta com o apoio de duas funcionárias no pet shop. “Na parte da clínica, na questão dos atendimentos e cirurgias, sou eu quem realizo. O banho dos animais é feito por uma funcionária, mas estou sempre junto acompanhando. E na parte da gestão, da administração, os outros dois sócios me ajudam muito”, detalha Francine.

Sócios do pet shop Valdomiro Castilhos, Francine Fabbris e Estevão Pedrotti

Novo conceito: ‘temos o objetivo de fazer o cliente buscar uma experiência e não um produto’

A médica veterinária ressalta que a Focinhos e Carinhos traz um novo conceito em pet shop para São Marcos. “Desde o início procuramos fazer algo diferente. Conversei com o Miro e o Estevão sobre o objetivo de fazer o cliente buscar uma experiência e não um produto. Hoje em dia tem muitas lojas online, você encontra qualquer coisa em qualquer lugar, então tentamos fazer com que o cliente se sinta numa experiência diferente. Nós temos uma sala de espera com cafezinho e biscoito; o cliente pode acompanhar o banho do seu bichinho, porque o nosso banho acontece em um ambiente todo de vidro; e temos um pátio com brinquedos, onde fazemos a socialização com os bichos antes do banho, então eles não ficam numa gaiola. Enfim, tentamos buscar coisas diferentes, que vimos em alguns pets de fora, inclusive do Rio Grande do Sul, para poder trazer pra São Marcos e fazer com que o pessoal tenha experiências novas e não o de sempre”, assinala Francine, salientando que está sempre buscando novas tendências do mercado de pet shops. “Não podemos parar nunca, na questão de ir em feiras, fazer cursos. Eu leio muito em blogs e revistas. E agora neste mês de agosto eu vou para São Paulo, na feira PET South America 2019 – que é uma feira internacional de produtos e serviços para a linha pet e veterinária – para trazer coisas novas para o pet shop”, conta Francine Fabbris.

Atenção especial aos gatos

A Focinhos e Carinhos atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 19h. Aos sábados, possui horários diferenciados durante o mês. “Nos sábados finais do mês abrimos das 8h às 12h e nos dois sábados iniciais do mês, das semanas de pagamento, atendemos direto das 8h às 15h, sem fechar ao meio dia. Atendimentos clínicos eu faço fora de horário também, plantão no meu celular (54 99195-7694), qualquer horário eu venho e atendo”, ressalta a veterinária Francine Fabbris. Ela aponta o atendimento personalizado como um dos diferenciais da clínica e pet shop. “Eu prezo muito o atendimento. A gente poder conhecer o nosso cliente, saber do que ele gosta, às vezes o cliente quer um agrado, quer sentar e conversar um pouquinho, quer uma atenção a mais. Então é isso que buscamos fazer, atender dentro do perfil de cada um”, afirma Francine.

A veterinária observa que os pet shops em geral apostam muito no tratamento aos cães e esquecem de também dar uma atenção especial aos gatos – deficiência que ela busca suprir na Focinhos e Carinhos. “Notamos muito a deficiência do paciente felino aqui em São Marcos. Existe a necessidade de ter algo diferente para os gatos, um banho com produtos diferentes, por exemplo. Os pet shops apostam muito nos cães, mas hoje em dia está crescendo a demanda de gatos de estimação, por ser um bicho mais tranquilo de cuidar, mais independente. Eu, como sou dona de gato, notava essa deficiência, essa falta de um atendimento personalizado para gatos”, comenta Francine Fabbris. Ela destaca que, duas vezes por semana, as manhãs da Focinhos e Carinhos são dedicadas aos felinos. “Temos duas manhãs por semana em que só fazemos banhos de gatos, na segunda e na quarta-feira. Nessas manhãs não pegamos cachorros, para não acontecer aquele stress de cruzar cachorro com gato. Então esse já é um diferencial que temos”, pontua a médica veterinária.

Diferenciais da Focinhos e Carinhos: máquina de secagem, produtos Hydra e cardápio de perfumes

Para o pós-banho dos cães e gatos a Focinhos e Carinhos conta com uma máquina especial de secagem de pelos. “Eu tinha muita resistência em oferecer banho no pet shop, porque já tem muitos banhos para animais em São Marcos. Então pensei ‘se é para colocar, tem que ser algo totalmente diferente’. Então, além do banho ser de vidro, para o pessoal ficar assistindo, temos uma máquina de secar que ajuda bastante com cachorros de pelo, ou que têm subpelo. O animal fica dentro dela, não tem o stress do barulho de um secador, tem um ventinho quente e ele fica secando para não ir pra casa úmido. Além de ajudar com a questão dos bichos que se estressam muito com um secador, auxilia para não ter problema de fungos”, detalha a médica veterinária e administradora da Focinhos e Carinhos, Francine Fabbris.

Outro diferencial da nova clínica e pet center são os produtos Hydra, uma linha desenvolvida pela Pet Society, exclusivamente para os profissionais de estética animal. “São produtos muito bons, mundialmente comentados, com todos os hipoalergênicos testados. Depois do primeiro banho já notamos muita diferença no animal. Testamos outros produtos com nossos cachorros antes, até chegar nessa marca que tem um valor muito agregado, mas um resultado muito bom. Tem produtos desde o pré-banho, neutralizador de odores, shampoo, condicionador e hidratações. Tem umas linhas novas da Hydra que adquirimos que se chamam Tentações e estamos usando a Tentação ‘Gula’, por exemplo, que conta com shampoo, hidratação e um perfume de avelã. Os donos dos pets gostam muito”, comenta Francine, citando também o cardápio de perfumes do pet shop. “Isso é algo que vimos em alguns pets de fora e estamos implantando agora. O cliente chega no balcão do pet e tem cerca de cinco ou seis opções de perfume, para ele escolher o perfume que quer no seu animal naquele dia”, explica a veterinária.

‘Temos da ração mais simples até a de maior valor agregado’

A Focinhos e Carinhos também possui rações para cães e gatos de todos os preços, com marcas exclusivas na cidade. “Trouxemos algumas marcas diferentes que não havia em São Marcos. Uma delas é a N&D da Farmina, que é uma ração muito boa, com um preço mais elevado, mas que atende todas as necessidades. Temos da ração mais barata para o cachorro e o gato até a mais cara, então são várias opções. A ração a granel, por exemplo, para as pessoas que compram em quilos; a ração de combate, que é a mais barata; e também as medicamentosas, para animais que têm alguma doença, como problema renal ou diabetes”, exemplifica Francine Fabbris. Na linha de acessórios a pet center também possui diversas variedades. “Toda semana está chegando novidades, como caminhas e roupinhas. Trabalhamos com uma marca exclusiva de acessórios, tem para todos os gostos. O dono do pet pode escolher os acessórios, mas tem uns que deixam à nossa vontade e a gente sempre tenta mandar o pet de volta para casa o mais lindo possível”, ressalta Francine.

Feedback positivo no primeiro mês: ‘nos surpreendemos muito’

A Focinhos e Carinhos Clínica Veterinária e Pet Center está atendendo em São Marcos desde o dia 1º de julho e foi inaugurada oficialmente no dia 12. Francine Fabbris revela que a adesão do público no primeiro mês foi imediata e surpreendeu a equipe do pet shop. “Nos surpreendemos muito. Pensei que no início seria baixa a aceitação, porque o público de pets geralmente já tem sua preferência de pet shop. Mas as pessoas realmente vieram conhecer, ver os nossos diferenciais, e percebo que elas voltam muito por causa do nosso atendimento. Temos muito feedback de clientes que ligam ou mandam mensagens parabenizando, dizendo que realmente gostaram do nosso trabalho. Depois de um banho, de uma cirurgia, nós mandamos uma mensagem perguntando se o dono do pet gostou e se precisamos mudar em algo. Tratamos o pet como membro da família”, finaliza Francine Fabbris.

Clientes indicam Focinhos e Carinhos: ‘sempre que eu preciso, eu volto’

Maurício Perozzo e Morgana Capeletti Bett com Luna, de 5 anos (Fotos arquivo pessoal)
Maurício Perozzo e Morgana Capeletti Bett com Luna, de 5 anos (Fotos arquivo pessoal)

Entre as pessoas que visitaram a Focinhos e Carinhos Clínica Veterinária e Pet Center no primeiro mês de atuação em São Marcos, muitas retornaram e se tornaram clientes assíduos para banho e tosa de seus bichos, atendimentos veterinários e compra de ração. Esse é o caso da auxiliar notarial, Morgana Capeletti Bett, que a cada 20 dias leva a cachorra Luna, de 5 anos, para banho e tosa. “Na verdade ela é do meu namorado, mas sou eu que acompanho bastante”, conta Morgana. Além do banho e tosa, ela também adquire ração e tira algumas dúvidas que surgem sobre o animal. O espaço de banho e tosa e também o carinho da equipe com os animais é destacado por Morgana. “Eu achei legal o espaço onde os animais ficam. Nos outros lugares eu não tive a oportunidade de ver como eles ficavam. Na Focinhos e Carinhos é possível ver a hora do banho, elas secando o animal e também o tratamento que elas têm com os animais”, observa.

Outra cliente efetiva do pet shop é a psicóloga Nicole Martins. Há oito meses ela tem a pequena Clara, uma cachorra da raça shih tzu. “Eu tenho um filho e ele sempre quis um cachorrinho. Como ele tem asma, a médica indicou que essa seria a melhor raça para ter”, conta Nicole. A veterinária Francine Fabbris é a responsável pelo atendimento médico de Clara e aplicação de vacinas. Nicole ressalta a confiança passada pela veterinária. “Eu gosto bastante do atendimento dela, tanto é que, quando eu preciso, eu volto ali. Ela é bem atenciosa, eu sinto bastante confiança no que a Francine me passa, e eu gosto bastante dos atendimentos. Acho ela bem carinhosa com os bichinhos”, opina Nicole Martins.

Pequena Clara, 8 meses, mascote da psicóloga Nicole Martins

Além dos cães, no Focinhos e Carinhos os gatos tem um tratamento especial. A auxiliar de Vendas, Simone Pereira, tem dois: Theo e Bela. Eles visitam o pet para banho e atendimentos clínicos. Nesta sexta-feira (9), os dois foram castrados pela veterinária Francine. Simone ressalta a necessidade de conhecer o profissional e o ambiente antes de confiar a vida dos felinos. “É sempre bom visitar o local. A Francine me apresentou toda a clínica, o consultório, a sala de cirurgia, me explicou o processo, apresentou as meninas que trabalham com ela no pet Focinhos e Carinhos, como o bichinho é tratado quando chega lá” ressalta Simone. A dona finaliza destacando o bom atendimento da equipe e deixa o recado: “É excelente, super indico”.

Theo: gato foi castrado nesta sexta-feira (9) no pet Focinhos e Carinhos