• Lattualita

    CORONAVíRUS

    EDUCAçãO

    Alunos da Escola Maranhão, de São Marcos, seguem com atividades online durante suspensão de aulas presenciais

    Whatsapp, Sala de Aula Virtual, Facebook e Instagram são ferramentas utilizadas pela escola para dar continuidade às atividades do ano letivo de alunos das séries iniciais, do ensino fundamental e médio

    5 meses atrás

Após a determinação do governo do Rio Grande do Sul de suspender as aulas presenciais nas escolas estaduais, como medida preventiva contra a pandemia do coronavírus, a direção, professores e funcionários da Escola Estadual Maranhão de São Marcos reuniram-se e planejaram a continuidade das atividades para as turmas das séries iniciais, do ensino fundamental e médio. “Mesmo os alunos estando em suas casas em quarentena, eles precisam continuar a estudar, o ano letivo está em pleno andamento. Por consenso, chegamos à decisão de incluir o uso das tecnologias digitais no formato de aulas à distância, como um meio para se alcançar a meta da continuidade dos estudos. Algumas turmas da escola já possuíam grupos de suas turmas no Whatsapp, criados pelos professores, e as demais turmas tiveram os grupos criados”, conta a orientadora educacional da Escola Estadual Maranhão, Caroline Prebianca.

Conforme detalha, aos alunos das séries iniciais foram encaminhadas atividades em cópia física para casa e, no decorrer da semana, foram criados os grupos com os pais dos alunos de 1º ao 5º ano. “Nossos alunos estão tendo aulas à distância através da ferramenta do WhatsApp, Sala de Aula Virtual, e os professores estão cada vez mais engajados na organização de vídeo-aulas e vídeos incentivadores aos alunos. A satisfação é em disseminar a nossa experiência para todos saberem que é possível adaptar-se às mudanças”, assinala Caroline. Redes sociais como Facebook e Instagram também estão incluídos no processo, além do Whatsapp e Sala de Aula Virtual. Conforme revela a orientadora, as atividades online valerão como aula presencial. “Vale como aula normal , até onde fomos informados”, comenta Caroline Prebianca.

Alunos da Escola Maranhão estão realizando atividades em casa

Considerando o espaço de tempo de 15 dias de suspensão das aulas, contados desde 19 de março, a escola organizou o lançamento das atividades em dois momentos, para dar ao aluno a ideia de movimento, como nas aulas presenciais. O primeiro bloco de atividades foi disponibilizado no dia 20 de março, tendo os alunos o período de uma semana para realizá-las, e o 2º bloco de atividades será disponibilizado nesta sexta-feira (27). As atividades propostas são pensadas e elaboradas pelos professores que compõem o corpo docente da escola e estão de acordo com a relação de conteúdo de cada etapa escolar.

A Escola Estadual Maranhão também propôs um desafio aos alunos: fazer uma foto ou um pequeno vídeo de algum momento em que estejam realizando as tarefas que os professores solicitaram e enviar ao WhatsApp da escola, para mostrar às pessoas que, mesmo em casa, é possível dar continuidade aos estudos. Conforme os envios, as fotos estão sendo publicadas no Facebook da escola.