• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Coronavírus: com teste apenas para internados, São Marcos tem 75 pessoas em isolamento domiciliar

    Após mudança nos critérios para realização do teste de coronavírus, 75 pessoas foram orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos a permanecerem em isolamento por 14 dias

    4 dias atrás

    Praça Dante Marcucci isolada durante quarentena pelo coronavírus

Conforme declaração do Ministério da Saúde de transmissão comunitária em todo o território brasileiro (quando não é possível identificar a fonte de transmissão), mudaram as definições de casos suspeitos que devem ser testados para o coronavírus (covid-19). Assim sendo, como só é possível realizar o teste do coronavírus em pessoas que estão internadas em hospital, em São Marcos 75 pessoas foram orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde a permanecerem em isolamento domiciliar por 14 dias. Dessas, 24 estão com sintomas de gripe; 26 pessoas estão em isolamento por serem familiares ou já terem tido contato com estes pacientes gripais e outras 25 cumprem a quarentena porque têm histórico recente de viagem para o exterior ou outros estados do país. Contudo, outras 19 pessoas já foram liberadas do isolamento por não apresentarem sintomas.

De acordo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o teste para coronavírus deve ser realizado apenas quando o paciente apresentar síndrome respiratória aguda grave, estando em internação hospitalar. Há exceção para os profissionais da saúde sintomáticos, que atuam diretamente no atendimento ao paciente. Aos demais casos, a orientação é de quarentena domiciliar por 14 dias. No município, antes dessas novas determinações, apenas um caso suspeito realizou o teste, que deu resultado negativo para o vírus.