• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Coronavírus: Hospital São João Bosco registra aumento na procura de motoristas por testes neste final de semana (26 a 28)

    Na noite de sexta, sábado e domingo (26 a 28), Hospital de São Marcos realizou 31 testes rápidos, sendo 28 para caminhoneiros e 3 para pessoas da comunidade

    2 semanas atrás

    Hospital São João Bosco testou 28 caminhoneiros neste final de semana (26 a 28 de junho), todos com resultado negativo para Covid-19

Com temperaturas mínimas de até 2 graus, último final de semana de junho, de frio intenso, registrou aumento na realização de testes rápidos para detecção de coronavírus no Pronto Atendimento do Hospital São João Bosco, em São Marcos. Pela campanha de testagem em massa voltada para o controle da saúde dos motoristas locais foram testados, da noite de sexta-feira, mais o sábado e o domingo (26 a 28 de junho), 28 caminhoneiros, sendo 14 realizando o primeiro teste, 8 realizando o segundo teste e 6 realizando o terceiro teste. Todos os resultados foram negativos para Covid-19. A cada 15 dias, após a realização do primeiro exame, os profissionais do transporte podem retornar ao Hospital para serem testados novamente.

Também foram realizadas duas coletas para a realização de teste PCR. “Estes duas coletas de PCRs foram para pessoas da comunidade. Apesar da maior procura registrada no PA do Hospital, não tivemos casos positivos e estamos sem pacientes internados com a doença, então foi um final de semana que nos deu uma tranquilidade”, avalia a farmacêutica Daniela Trevisan, integrante da comissão formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia na instituição.

Único paciente internado com Covid-19 recebeu alta neste sábado (27)

Na noite deste domingo (28), o Hospital São João Bosco segue sem pacientes internados com coronavírus. Neste sábado (27) pela manhã, o último paciente com a doença, de 49 anos, recebeu alta hospitalar. Além dele, também neste sábado, outros dois pacientes suspeitos também tiveram alta: um deles teve resultado negativo de teste PCR para a doença e o outro, também com testes negativos para Covid-19, apresentou melhora no quadro de saúde e foi liberado. “Tivemos um final de semana bem tranquilo, sem confirmação de casos de coronavírus”, observa a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto. Ela acredita que o frio intenso colabora para redução do contato social e da circulação do vírus na comunidade. “Na minha opinião o frio colabora, porque com o frio as pessoas se recolhem. As pessoas não saem de casa e isso acaba diminuindo a circulação do vírus. Claro que o frio úmido favorece a propagação do coronavírus, contudo, ao mesmo tempo, tira as pessoas das ruas, como percebemos neste final de semana em São Marcos”, observa Aline.

Indicadores do Hospital São João Bosco e testes da campanha dos motoristas são citados em pedido feito ao governador para manter São Marcos na bandeira laranja

A defesa de São Marcos junto a governador do Estado para permanência do município na bandeira laranja, encaminhada pela procuradoria do município neste sábado (27),  incluiu dados sobre disponibilidade de leitos e respiradores do Hospital São João Bosco, campanha de testagem em massa voltada para os caminhoneiros do município, iniciativa do Hospital São João Bosco juntamente com as entidades Associação dos Motoristas São-Marquenses e CIC São Marcos, e quantidade de testes rápidos adquirida através de doações de empresas de São Marcos. “Fornecemos todas as informações solicitadas pela procuradoria do município, anexando, inclusive, as notas fiscais das empresas que adquiriram caixas de testes rápidos para doação ao Hospital São João Bosco para a campanha dos motoristas. Temos disponibilidade de leitos, neste domingo permanecemos sem pacientes internados com a doença, o Hospital tem bons indicadores que, com certeza, ajudarão São Marcos a permanecer com suas empresas em atividade”, destaca a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto. “Tem uns 12 pontos que estavam defendendo e a quantidade de testes rápidos que o Hospital tem à disposição beneficia a defesa, assim como o hospital não ter nenhum paciente internado no momento e nem com suspeita também foi um fator positivo entre outros argumentados para que São Marcos permaneça na bandeira laranja”, acrescenta Aline.

Placar da Vida chega a 750 testes: campanha realizou ação junto a lar dos idosos em São Marcos

Conforme a jornalista Roseméri Drago, integrante da comissão do Hospital São João Bosco para ações de enfrentamento à pandemia, responsável pela captação de recursos junto a empresas de São Marcos para compra de testes rápidos, o “Placar da Vida” alcançou, na última semana, a marca de 750 testes. Mais 300 testes foram conseguidos no lançamento da campanha, pelas entidades promotoras: Associação dos Motoristas São-Marquenses, CIC São Marcos e Hospital São João Bosco. “Conseguimos a adesão de mais algumas empresas para a campanha e os contatos irão continuar, pois nossa meta é conseguir quantidade de testes rápidos suficientes para garantir o atendimento aos motoristas e pessoas da comunidade até o final do mês de dezembro”, observa. Ela destaca que os testes comprados através das empresas permitiram ao Hospital São João Bosco realizar uma nova ação, desta vez focada nos idosos, outro público vulnerável ao coronavírus. Na tarde da última terça-feira, dia 23 de junho, uma equipe de profissionais de saúde da instituição se deslocou até a Casa de Repouso Convivência, um lar para idosos a partir de 60 anos, localizado em São Marcos, para realizar a testagem rápida de detecção de coronavírus nos moradores. O objetivo foi evitar que o vírus se espalhe neste ambiente, já que há contato mais próximo entre os ocupantes, facilitando a propagação da doença. Na ocasião, foram testados os 13 idosos que residem no local e três funcionários do turno.  Todos os testes tiveram resultado negativo para Covid-19.