• Lattualita

    FESTA DOS MOTORISTAS

    GERAL

    AMSM e Paróquia de São Marcos lançam 49ª Festa dos Motoristas

    Celebração religiosa aconteceu, neste sábado (25), na Igreja Matriz com apenas 25% da capacidade de público, de acordo com as restrições da bandeira vermelha. Após a celebração, houve bênção aos motoristas em frente à Igreja

    2 semanas atrás

    Lançamento do cartaz da 49ª Festa dos Motoristas teve formato bastante reduzido (Foto: Studio Imagem)

Neste sábado, dia 25 de julho, a Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM) e Paróquia de São Marcos celebraram o Dia do Motorista com o lançamento do cartaz da 49ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas. A celebração, que tradicionalmente dá início aos preparativos  para a grande festa, teve formato bastante reduzido. O evento aconteceu a partir das 18h, na Igreja Matriz, e marcou também os 40 anos da AMSM, porém, desta vez, sem o lançamento da Rifa, que não será realizada. A igreja foi aberta ao público, permitindo apenas 25% da capacidade total, em cumprimento às normas da bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. A missa também foi transmitida pelas rádios Diplomata e São Marcos FM e pela página do Facebook da Paróquia. “Dentro da igreja tínhamos os festeiros, AMSM, coordenação da Festa, o público que veio, dentro daquilo que foi permitido. Tivemos transmissão nas redes sociais e nas duas rádios. Rezamos a missa, celebrando o Dia do Motoristas e também do Dia do Agricultor, falamos sobre o cartaz da 49ª Festa e os 40 anos da AMSM. Lembramos São Cristóvão e Santo Isidoro”, detalha o padre Tadeu Libardi.

Missa na Matriz também marcou os 40 anos da AMSM (Fotos: Studio Imagem)
Celebração na Igreja Matriz com 25% da capacidade permitida, conforme bandeira vermelha

Além do público no interior da Igreja Matriz de São Marcos, motoristas também puderam estacionar seus caminhões em frente à gruta da Igreja para receber a bênção após a celebração religiosa. “Motivamos o pessoal para ficar dentro dos caminhões. Tinha vários caminhões na frente da igreja, claro que não como em uma programação normal. O pessoal veio representando todos os motoristas, os que estão viajando e não puderam estar aí. Fomos com na Nossa Senhora Aparecida e água benta abençoar os caminhões que estavam lá na frente”, conta o padre. Cerca de 40 caminhões estavam estacionados em frente à Igreja Matriz no momento da bênção. Neste ano, a programação foi diferente de qualquer outra celebração ao Dia do Motorista e lançamento da Festa ao longo de seus 49 anos. Mesmo assim, o padre Tadeu tem uma avaliação positiva deste momento. “Não esperávamos tantos caminhões, tínhamos um bom grupo de pessoas acompanhando a celebração na internet, atingimos um grupo grande com os meios que tínhamos. Ficamos muito felizes, porque o pessoal correspondeu com o que planejamos junto com os festeiros também”, pontua.

Motoristas estacionaram seus caminhões em frente à gruta para receber a bênção após a celebração religiosa
Padre Tadeu: ‘Não esperávamos tantos caminhões, ficamos muito felizes’

Novo cartaz ilustra os significados da Festa e já remete aos 50 anos

Cartaz de divulgação da 49ª Festa dos Motoristas
Cartaz de divulgação da 49ª Festa dos Motoristas

Um dos pontos altos da celebração do Dia do Motorista no último sábado (25) foi o lançamento do cartaz da 49ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas. De acordo com a relações públicas da AMSM, Chaline Schallenberger, a nova arte ilustra as principais características da Festa. “Pensamos nos 40 anos da AMSM, com o nosso logo comemorativo; temos uma imagem do clube; outra imagem remete ao Monte Calvário, ponto turístico da cidade; uma imagem da procissão motorizada, com o padre dando a bênção; uma da Igreja Matriz; uma estrada e caminhão representando os motoristas; e as soberanas. Ao centro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, detalha, explicando também a escolha das cores. “Ano passado utilizamos uma cor mais escura, que remetia mais à noite, e nesse ano trabalhamos com algo mais claro, que também remete aos 50 anos, onde a gente pensa em ouro, então a cor amarela já faz uma analogia para o próximo ano”, pontua Chaline.

O cartaz foi desenvolvido pelo diretor cultural da AMSM, Rogério Formigheri; Agência Mentor, com o desenvolvimento da arte; e apoio da relações públicas da AMSM e também do padre Tadeu Libardi, que sugeriu a frase em destaque: “Com Aparecida, Mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar do dom da vida!”.

Período que antecede a 49ª Festa não terá atuação de festeiros e divulgação em nível estadual

A programação da 49ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas será de 9 a 12 de outubro, apenas com celebração religiosa. Os detalhes dos eventos dependem da situação do município em relação à pandemia do coronavírus. Diferente dos anos anteriores, em 2020 os festeiros terão menos tarefas até o início dos festejos. Sem a rifa da Festa e venda de ingressos, na 49ª edição o grupo atuará, de fato, apenas durante a própria programação. “Vamos nos reunir com eles nos próximos meses para organizar os quatro dias de programação em outubro. Antes eles se envolviam com venda de ingressos, almoços, rifa, como esse ano não vai ter nada, eles ficam só para a parte religiosa”, relata Chaline.

Após o lançamento do cartaz, tradicionalmente a AMSM e soberanas iniciavam um extenso percurso de divulgação da Festa pelo Estado. Neste ano, os trabalhos se concentrarão apenas no município. “Esse ano vai ser mais municipal, só mesmo em São Marcos e Caxias, que temos nossos parceiros, empresas de transporte. Mas não teremos divulgação fora, até porque esse ano não temos a Fenamarco também. Nós chamávamos para a Festa e exposição, como nesse ano não vai ter, vamos concentrar aqui dentro do município”, destaca a relações públicas da AMSM.