• Lattualita

    AGRICULTURA

    Emater de São Marcos libera primeiro financiamento pelo Pronaf para compra de quadriciclo

    Linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos, por meio da Sicredi Serrana, possibilitou que o produtor Fabrício Vanin adquirisse quadriciclo para deslocamento na propriedade: ‘para transporte das frutas e economia do trator, dos custos e do tempo’

    1 ano atrás

    Família Vanin com veículo adquirido com apoio do Sicredi e Emater (Foto: divulgação)

Em abril, o produtor rural Fabricio Vanin, morador da Linha Marechal Deodoro, no interior de São Marcos, foi contemplado com a liberação de financiamento para compra de um quadriciclo através da linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O projeto da solicitação foi elaborado no escritório local da Emater e, em seguida, encaminhado para o Sicredi – Agência de São Marcos, que liberou o crédito.

Fabricio Vanin e os pais Adelar e Bernardete com o veículo adquirido pelo Pronaf
Fabricio Vanin e os pais Adelar e Bernardete com o veículo adquirido pelo Pronaf

De acordo com Fabricio, a liberação do crédito aconteceu em cerca de 15 dias. “Foi tudo muito rápido. Tanto para acessar esta linha de crédito junto ao Sicredi como para fazer o projeto lá na Emater. Com tudo pronto, foi fácil ir até a loja e comprar o quadriciclo”, comenta, destacando que o veículo deverá ajudar na produção de uma maneira geral. “Eu comprei o quadriciclo não para trilhas ou divertimento, mas para deslocamento dentro da propriedade, pois elas são longe de casa. E também para transporte das frutas e economia do trator, dos custos e do tempo”, ressalta o produtor contemplado. Filho de Adelar e Bernardete Vanin, Fabricio garante a sucessão familiar na propriedade, e, atualmente, é ele quem a administra e faz sua gestão, buscando novas estratégias e tecnologias para a produção.

Os quadriciclos ganharam espaço no Brasil porque se tornam uma alternativa mais viável para deslocamento no campo. Eles também oferecem segurança e melhor desempenho, já que são pequenos, econômicos e resistentes. O veículo adquirido por Fabricio está com a família desde o dia 17 de abril, e já tem dado suporte e agilidade na rotina de trabalho na propriedade, onde são cultivados 3,5 hectares de uva, 1 ha de pêssego, 0,5 ha de caqui, 0,5 ha de alho e 0,2 ha de ameixa. O quadriciclo se torna importante para a família principalmente devido ao deslocamento que precisa ser feito diariamente até os pomares, que ficam a cerca de 3 km de distância da casa.

O Pronaf Mais Alimentos

O Pronaf Mais Alimentos é um financiamento para agricultores e produtores rurais familiares para investimento em sua estrutura de produção e de serviços. No caso de Fabrício, o financiamento foi formalizado individualmente, mas também existe a possibilidade e formalizações em grupo de produtores para estruturas de uso comum. Para solicitar o benefício, o interessado deve escolher uma instituição financeira credenciada ao BNDES e submeter documentação e projeto técnico do bem a ser financiado. Para saber os critérios, taxas de juros e formas de concessão acesse o site do BNDES.