• Lattualita

    EDUCAçãO

    Aergs e Assuni cadastram estudantes para o Passe Livre em São Marcos neste sábado (1º)

    Caravana de Verão do Passe Livre Estudantil irá cadastrar estudantes de São Marcos para receberem o benefício. Atendimento será no Auditório Joaquim Grison, das 10h às 16h

    2 semanas atrás

    Representantes da Aergs estarão em São Marcos para recolhimento da documentação e confecção de carteirinha do estudante (Foto: divulgação)

Estudantes interessados em serem contemplados com o Passe Livre Estudantil devem ficar atentos para o anúncio! Neste sábado, dia 1º de fevereiro, a Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (Aergs) e Associação São-Marquense dos Universitários (Assuni) promovem Caravana de Verão para cadastramento ao benefício. O atendimento será no Auditório Joaquim Grison, junto ao Centro Administrativo de São Marcos, das 10h às 16h, com distribuição de fichas até as 14h30. As fichas serão entregues a partir do horário de abertura do auditório, que ainda não foi divulgado pela organização.

Na oportunidade também será confeccionada a carteirinha do estudante, que tem custo de R$ 35. Ela será entregue na hora e dá direito a descontos em shows, teatros e outras entradas. Marinês observa que sempre há bastante procura para o Passe Livre em São Marcos. “No ano passado, na Caravana de Verão foram atendidas cerca de 140 pessoas. Sempre tem bastante procura. As pessoas podem chegar a esperar na fila, mas só vamos distribuir as senhas a partir do momento que abrirmos o auditório. Depois que pegam as senhas, podem ir para casa e acompanhar o chamamento pelo grupo do WhatsApp. Mas se perder a chamada vai para o fim da fila”, reforça a presidente da Assuni, Marinês Leonardelli.

‘Todos os estudantes que se encaixam nesses requisitos e entregarem a documentação certinha serão contemplados’

O Passe Livre é destinado a estudantes que estejam matriculados em instituições de ensino, que precisam se deslocar de um município a outro para estudar e que tenham renda de até um salário mínimo e meio per capita. “Todos os estudantes que se encaixam nesses requisitos e entregarem a documentação certinha serão contemplados. E bolsistas do Prouni também têm quase 100% garantido o passe, porque é mais fácil de comprovar a documentação”, explica Marinês. Confira toda a documentação necessária para encaminhar o Passe Livre diretamente no site.

Os documentos também poderão ser entregues por um familiar ou amigo, caso o próprio estudante não possa estar presente no horário da caravana. Marinês ressalta que a atual gestão da Assuni conta com apenas quatro membros e segue até o final deste ano. “Iniciamos com sete membros, hoje estamos com quatro. A Assuni é responsável por organizar a caravana, verificar o local, fazemos esse intermédio com o pessoal da Aergs. E ficamos disponíveis para os alunos para tirar dúvidas. A Assuni não faz ações especiais, porque não temos uma associação nesse sentido de fazer eventos, é para ser mesmo esse meio de campo entre a Aergs e os alunos daqui”, esclarece a presidente Marinês Leonardelli.