• Lattualita

    SAúDE

    São Marcos terá coleta de doação de sangue em setembro

    Coleta acontece no dia 4 de setembro, no Centro Alexandre Zaniol. Entidades farão campanha para ampliar estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. Interessados em doar devem fazer agendamento prévio

    1 semana atrás

    Entidades são-marquenses se unem para realizar campanha de doação de sangue (Foto: divulgação)

Atenção doadores! No dia 4 de setembro haverá campanha de doação de sangue em São Marcos. A ação visa a contribuir com os estoques do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) e facilitar a doação de sangue para os moradores de São Marcos. O município não possui posto de coleta ou armazenamento de bolsas de sangue e, quando há necessidade para pacientes por meio do SUS, quem fornece é o Hemocentro de Caxias. Por isso, as bolsas de sangue coletadas em São Marcos serão armazenadas no Hemocs e atenderão às necessidades de pacientes do SUS. “Essa campanha contribui com o estoque para atender o SUS, mas não só para São Marcos. As bolsas ficam disponíveis para a região, registrado no banco de dados de São Marcos. E facilita para os doadores também, porque tendo a campanha aqui gera mais oportunidade para as pessoas doarem, muitas deixam de doar porque precisam ir até Caxias”, comenta Ivete Zanella, presidente do Consulado do Inter de São Marcos, uma das entidades organizadoras da ação.

A campanha segue a temática “Faça da sua saúde o combustível da vida. Doe sangue”. A coleta acontece no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, no dia 4 de setembro, quarta-feira. Será a partir das 9 horas, até as 16h30. Para participar da campanha e doar sangue é necessário realizar agendamento prévio pelo número 3291 1819 (Secretaria da Saúde) e atender aos requisitos do Hemocs (confira abaixo). “Nossa sugestão é que as pessoas agendem um horário, porque no dia pode ser que tenham que ficar muito tempo esperando. Se a agenda ficar lotada, nós faremos uma lista de espera”, explica Ivete.

Quem realiza esta ação é a prefeitura de São Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Consulado do Inter, Hemocs, Leo Clube e Rotary Club São Marcos – Inspiração, e conta com o apoio da Cooperativa Sicredi Serrana. A integrante do Consulado do Inter, Vivi Castilhos, lembra que a campanha iniciou há mais de cinco anos, a partir de uma iniciativa do próprio consulado. “Ficou muitos anos sem ter a campanha e nós retomamos há mais de cinco anos, mas sempre contamos com o apoio da Secretaria de Saúde. Depois, ao longo dos anos fomos encontrando novos parceiros, já trabalhamos com várias empresas e entidades diferentes”, conta Vivi. A campanha realizada em São Marcos arrecada de 70 a 80 bolsas de sangue a cada edição.

Posso ser doador de sangue?

De acordo com orientações do Hemocentro de Caxias do Sul, para doar sangue é necessário:

– estar com boa saúde;

– ter entre 18 e 69 anos (é possível doar a partir dos 16 anos, mas é necessário consentimento do responsável);

– pesar no mínimo 50 kg;

– estar bem alimentado;

– apresentar documento com foto.

As doações podem ser feitas nos seguintes intervalos de tempo:

Mulheres – 90 dias no mínimo após a última doação, podendo fazer no máximo três doações no ano;

Homens – 60 dias no mínimo, podendo fazer no máximo quatro doações no ano

Para doadores entre 60 e 69 anos – intervalo mínimo entre as doações deve ser de seis meses.

Confira as situações que impedem a sua doação no site da prefeitura de São Marcos.