• Lattualita

    AGRICULTURA

    Programação especial para os agricultores de São Marcos no dia 20

    Festa do Agricultor acontece no dia 20 de julho, no Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro. Programação inclui desfile de implementos, show de humor, almoço e brincadeiras

    3 meses atrás

    Tradicional desfile de máquinas agrícolas no centro da cidade abrirá programação dia 20 de julho (Foto arquivo)

No dia 28 de julho celebramos o Dia do Agricultor, o trabalhador de um dos setores mais importantes da economia de São Marcos. Por isso, no dia 20 de julho, sábado, acontece a Festa do Agricultor, buscando promover um dia de lazer aos agricultores do município. O evento acontece a partir das 9 horas, no Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro. A programação inicia com o desfile de máquinas agrícolas pelo centro da cidade, que começa em frente à Igreja Matriz e encerra com bênção e celebração de Ação de Graças no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol. Em seguida, às 12h, inicia a venda de almoços, que neste ano ficará a cargo do Projeto Wida.

Às 13h acontecerá o pocket show humorístico #HashtagComédia, com Gaudério Fagundes e Alex Ahã, patrocinado pela CIC de São Marcos. Após a apresentação, às 14h iniciam os jogos coloniais, abertos a todos os participantes do evento. E o encerramento será às 16h, com entrega de premiação para os jogos de futsal que já estão em andamento (confira abaixo) e jogos de bocha, bríscola e canastra, que acontecerão durante a semana que antecede o evento. A Festa do Agricultor é totalmente gratuita e contará também com exposição de máquinas e implementos e brinquedos infláveis para as crianças.

O diretor municipal de Esportes, Rui Borba, comenta que, a partir do envolvimento significativo na programação esportiva, é esperado um grande número de participantes também no dia da Festa. “Esse ano tem mais pessoas envolvidas em relação aos anos anteriores, tanto no futsal, como nos jogos de baralho e na bocha. O pessoal se motivou mais esse ano e a expectativa é de que no dia da Festa do Agricultor esse número aumente também”, ressalta Rui. O evento é realizado pela prefeitura de São Marcos, Conselho de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa, Sicredi, Emater, CDL e CIC.

Programação esportiva iniciou no dia 27 de junho

As comemorações em homenagem aos agricultores de São Marcos iniciaram ainda no dia 27 de junho, com o Campeonato de Futsal do Interior. Os jogos ocorrem todas as quintas-feiras e hoje (11 de julho) acontece a quarta rodada da competição, no Pavilhão da Ameixa, a partir das 19h15. Neste ano, seis equipes estão participando, representando capelas do interior do município. “As equipes são formadas pelos agricultores que se reúnem nas capelas. Algumas equipes têm o nome da capela e outras tem outros nomes porque juntaram mais de uma comunidade e são moradores de lá”, explica Rui Borba, diretor municipal de Esportes.

Os jogos de Futsal seguem até o dia 18 e, no dia 20, na Festa do Agricultor, será entregue a premiação para as três melhores equipes. Rui destaca que até o momento as competições apresentaram bom andamento. “Está tudo indo muito bem, tudo sob controle. As equipes estão realizando boas partidas, se respeitando, com nível baixo de cartões vermelhos e amarelos. E percebemos que o nível do futsal do interior subiu”, avalia.

Durante a próxima semana, ainda sem datas definidas, iniciam as competições de canastra, bríscola e bocha. As equipes já estão inscritas. São 13 duplas masculinas e três femininas na canastra; três masculinas e três femininas na bríscola; e cinco masculinas e duas femininas na bocha. Os jogos acontecerão nas comunidades, que também não foram definidas ainda. Haverá premiação para todas as categorias.