• Lattualita

    ESPORTES

    Pedras Brancas vence o Campeonato de Bocha de São Marcos

    Final do Campeonato Municipal de Bocha Hilário Bassanesi aconteceu nesse domingo (8), em Pedras Brancas. 10 equipes disputaram 48 jogos desde o dia 31 de maio

    7 dias atrás

    Time de Pedras Brancas disputou a final contra o Cristóvão, neste domingo (8) (Foto: divulgação prefeitura)

A bocha é um esporte antigo, ainda muito praticado nas comunidades do interior e, por vezes, em algumas praias do litoral gaúcho em canchas improvisadas. Ele é disputado por duas equipes e consiste em lançar bolas (as bochas) de modo que se aproximem o máximo possível de uma bola menor (o bolim), previamente lançada e posicionada na quadra. A fim de preservar essa prática e promover a integração das comunidades são-marquenses, a prefeitura de São Marcos realizou mais uma vez o Campeonato Municipal de Bocha. Eles estava em andamento desde o dia 31 de maio deste ano e contou com a participação de 10 equipes, representando comunidades e entidades do município. Os participantes disputaram a grande final neste domingo, 8 de setembro, em Pedras Brancas. O time de Pedras Brancas jogou contra o São Cristóvão e garantiu a vitória. Já o terceiro e quarto lugar foram decididos entre Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima. O Carmo ficou com a terceira colocação.

As demais equipes que participaram da competição foram AMSM, Barraco, São José, Zamoner, Santana e Rosita. “O campeonato desse ano foi muito bom. Tivemos 10 equipes, e conseguimos realizar ao longo da competição 48 jogos até a final. Todas as equipes representavam uma comunidade. Elas se dedicaram bastante e fizeram ótimas partidas, decididas ponto a ponto”, ressalta o diretor municipal de Esporte, Rui Borba. Em 2018 também foi realizado o campeonato, que teve como vencedora a equipe da Santana. De acordo com Rui, neste ano houve maior participação das equipes e foi possível melhorar alguns aspectos da competição. “Em 2018 tivemos oito equipes e se enfrentaram todos contra todos. Nesse ano todos gostaram bastante da competição, porque fizemos em duas chaves de cinco equipes, e foi bem disputado para que elas se classificassem para as finais. Isso foi um ponto bem positivo”, avalia o diretor de Esporte.

Os times vencedores ganharão troféu e medalhas, mas a data da premiação ainda não foi definida pela Diretoria Municipal de Esporte. Neste ano, o Campeonato Municipal de Bocha homenageou o são-marquense Hilário Bassanesi, um incentivador do esporte, que participou de diversos torneios e campeonatos no município. Ele nasceu na Linha Rosita e trabalhou em prol do esporte na Linha Santo Henrique, dedicando-se ao futebol e, posteriormente, às bochas. Hilário faleceu em novembro de 2016, deixando a esposa Zélia Pelizzoni e três filhos.