• Lattualita

    EDUCAçãO

    ESCOLA ESTADUAL MARANHãO

    Mostra Científica da Escola Maranhão inicia nesta quinta-feira (15)

    Alunos da Escola Maranhão de São Marcos apresentarão trabalhos de pesquisa científica sobre as diferentes áreas do conhecimento. Visitação acontece na quinta e sexta-feira e é aberta à comunidade

    1 semana atrás

    Última Mostra Científica da Escola Maranhão aconteceu em 2017 (Foto: arquivo Escola Maranhão)

A Escola Estadual Maranhão, de São Marcos, realiza a sua VII Mostra Científica e Tecnológica nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de agosto. Os alunos apresentarão à comunidade os trabalhos, atividades e pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo. Serão expostos 37 trabalhos, de estudantes do ensino médio e ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). A programação inicia às 19 horas, nesta quinta-feira (15), quando haverá cerimônia de abertura e exposição dos trabalhos para a comunidade e alunos de escolas do município. As atividades nessa noite devem encerrar às 20h30. Na sexta-feira (16) a exposição inicia às 7h45 e segue até as 11h30. À tarde, os alunos apresentam os trabalhos novamente, das 14h às 15h.

Os alunos de outras escolas e visitantes da comunidade terão a oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento. “Desde abril estamos conversando com os alunos sobre a mostra, indicando para eles fazerem a escolha do tema que gostariam de trabalhar. E deixamos aberto para escolherem qualquer área do conhecimento”, explica Mariana Colombro, coordenadora da VII Mostra Científica e professora de Física e Ciências. Ela relata que durante os meses de produção das pesquisas os alunos tiveram reuniões semanais com os orientadores para montagem do relatório e desenvolvimento do trabalho.

A partir das apresentações durante a Mostra, a comissão organizadora (formada pelos professores Mariluza Rizzon, Marcos Grizzon e Cristiane Cioatto) faz a seleção dos trabalhos com as ideias mais inovadoras para serem enviados à Mostraseg (Mostra Científica e Tecnológica das Escolas da Serra Gaúcha), que acontece na Universidade de Caxias do Sul, nos dias 10, 11 e 12 de setembro. “A organização da Mostra da UCS nos pede os trabalhos, relatórios e enviamos, mas depois eles também fazem uma seleção”, esclarece Mariana.