• Lattualita

    GERAL

    General são-marquense, Geraldo Miotto recebe título de Cidadão de Porto Alegre

    No último dia 28 de novembro, o comandante militar do Sul recebeu a homenagem devido ao seu trabalho junto ao Exército Brasileiro

    2 semanas atrás

    São-marquense Geraldo Miotto recebeu título em sessão solene na quinta-feira (28) (Foto: Ederson Nunes)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao general do Exército, Geraldo Antônio Miotto, na última quinta-feira, 28 de novembro. O são-marquense, que atualmente exerce a função de comandante militar do Sul, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. A sessão solene, no plenário Otávio Rocha, contou com a presença de militares, vereadores e autoridades do Estado. A homenagem foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP), presidente do Legislativo de Porto Alegre e aprovado pela unanimidade dos parlamentares. Ela destacou que, mesmo não tendo nascido na capital, teve contribuição importante para o município. “Mesmo não sendo nascido aqui, teve e tem fundamental participação na vida pública de nossa Capital, prestando ainda serviços relevantes à Pátria”, destacou Mônica Leal.

Vereadora Mônica Leal concedeu homenagem ao general são-marquense
Vereadora Mônica Leal concedeu homenagem ao general são-marquense

Durante seu pronunciamento de agradecimento pelo título, o general Miotto destacou que a homenagem se estende aos demais colegas de trabalho. “Também para aqueles soldados que hoje estão na BR-116 trabalhando no asfaltamento, em uma máquina, no sol, sábado e domingo; ou no Lago de Itaipu, patrulhando a fronteira; ou no campo de instrução de São Borja, em um carro de combate, em um tanque. Essa homenagem não é para mim, é para esse uniforme”, ressaltou. Ele também destacou seu envolvimento com Porto Alegre por ser a cidade onde mais serviu ao Exército e onde os filhos estudaram, no Colégio Militar.

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao General Geraldo Antonio Miotto

O são-marquense falou da necessidade de muito estudo e recordou a sua luta para ingressar na instituição, tendo sido necessários três concursos, e comentou brevemente sobre a sua carreira. “Eu fui o penúltimo a entrar na  Escola de Cadetes, mas eu saí o 1º de Cavalaria. A vida militar é meritocracia, ou seja, quem estuda, sobe. Somos os que não têm final de semana, não têm hora extra, que têm que cumprir missão a qualquer hora, em qualquer lugar, e, por isso, são merecedores da homenagem todos que têm orgulho de vestir um uniforme na linha de frente. Essa é a nossa profissão, que nossas famílias têm muito orgulho”, pontuou.

São-marquenses prestigiaram homenagem ao amigo Geraldo Miotto
São-marquenses prestigiaram homenagem ao amigo Geraldo Miotto

Vereadora ressaltou atuação do general Miotto junto à comunidade

Durante a sessão, a vereadora Mônica Leal ressaltou os motivos da homenagem, sendo um reconhecimento a um representante do Exército Brasileiro e sua trajetória comprometida com a sociedade. “Seja na responsabilidade pela garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, seja pelo bem-estar da população e na atenção à segurança pública”, destacou. Ela agradeceu, ainda, a presença do general Miotto no ato de descerramento da placa da Avenida Pedro Américo Leal, em junho deste ano, e também por ter recebido de suas mãos a Medalha Exército Brasileiro, em abril, na comemoração do Dia do Exército.

Sobre Geraldo Miotto

Além de outras condecorações, Geraldo Miotto é, agora, Cidadão de Porto Alegre
Além de outras condecorações, Geraldo Miotto é, agora, Cidadão de Porto Alegre

Geraldo Antonio Miotto nasceu em São Marcos, em 20 de março de 1955, e é filho de Hizário Miotto e Elza Crestana Miotto. Em 1975 foi para a Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, no Rio de Janeiro, onde, após os anos de formação, foi declarado aspirante a oficial da Arma de Cavalaria, sendo o primeiro colocado de sua turma. Voltou ao Rio Grande do Sul para o 3º Esquadrão do 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, em Passo Fundo. Ao longo de sua carreira exerceu os cargos de tenente-coronel, comandante militar do Exército nos três exércitos do Brasil (RS, SC e PR), coronel, general, já foi secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e comandante na Amazônia.

General Miotto com a vereadora Mônica Leal, sua filha Rebeca Miotto e a neta Catarina
General Miotto com a vereadora Mônica Leal, sua filha Rebeca Miotto e a neta Catarina

Mais recentemente, em abril de 2018, foi indicado ao cargo de comandante militar do Sul, onde trabalha atualmente. Dentre as principais condecorações recebidas ao longo da vida militar, destacam-se a Medalha Marechal Hermes de Bronze com uma coroa, a Medalha de Serviço Amazônico com passador de bronze, a Medalha Al Merito a la Confraternidad Militar, do Exército Argentino, e a Medalha Estrella de Carabobo, do Exército da Venezuela.